Seja bem vindo ao nosso site RADIO LIDER FM 96,5 liderfm965.com.br!

Buscar  
Notícias

Arqueólogos encontram primeiras ossadas no cemitério de escravizados em Salvador

Publicada em 26/05/2025




Arqueólogos encontram primeiras ossadas no cemitério de escravizados em Salvador
Arqueólogos encontram primeiras ossadas no cemitério de escravizados em Salvador  (Foto: Reprodução)
Descoberta foi divulgada nesta segunda-feira (26), em coletiva de imprensa na sede do Ministério Público da Bahia, no bairro de Nazaré. Arqueólogos encontram primeiras ossadas no cemitério de escravizados em Salvador

Os arqueólogos que trabalham no antigo cemitério de escravizados, descoberto no estacionamento do Complexo da Pupileira, no bairro de Nazaré, em Salvador, encontraram as primeiras ossadas presentes no local. A descoberta foi divulgada nesta segunda-feira (26), durante uma coletiva de imprensa na sede do Ministério Público da Bahia.

Conforme explicado pela pesquisadora e arqueóloga Jeanne Dias, que coordenou o projeto Levantamento Arqueológico na Área do Antigo Cemitério do Campo da Pólvora, as ossadas poderão auxiliar no aprofundamento dos estudos e na reconstrução histórica, cultural e espiritual de um local apagado por 180 anos. A pesquisadora comemorou a conquista, que contribui para o entendimento dessas comunidades negras que remontam a história da Bahia e do Brasil.

?Estamos muito felizes com a localização das ossadas dos remanescentes das comunidades negras, no antigo Cemitério do Campo da Pólvora. [?] Poder discutir, falar, debater um pouco sobre a trajetória e a vida dessas comunidades, que foram trazidas de maneira forçada da África para trabalhar no Brasil, sendo escravizadas aqui, e das outras populações marginalizadas?, destacou.

Arqueólogos encontram primeiras ossadas no cemitério de escravizados em Salvador

Victoria Nasck

Os primeiros restos mortais encontrados são ossos largos e dentes. Fotos não foram divulgadas já que os artefatos são um patrimônio sensível para a sociedade.

O material estava enterrado a cerca de 2,5 metros de profundidade e encontrado em um terreno ácido e úmido. Diante disso, as ossadas estavam frágeis e passarão por um tratamento de conservação. Com a descoberta, os pesquisadores conseguiram confirmar a existência do maior cemitério de escravizados da América Latina, onde podem estar enterrados os restos mortais de mártires das Revoltas do Malês e da Revolta dos Búzios.

Arqueólogos encontram primeiras ossadas no cemitério de escravizados em Salvador

Victoria Nasck

Primeiros vestígios foram encontrados no cemitério de escravizados dois dias após início das escavações

Escavação encontra vestígios de cemitério de escravizados do século 18 em Salvador

Os primeiros vestígios de pessoas enterradas no cemitério de escravizados foram encontrados no último dia 16. Os pequenos fragmentos são do século 19 e podem ajudar a localizar as pessoas enterradas no local.

Conforme a arqueóloga e coordenadora do projeto que investiga a área, Jeanne Dias, a equipe precisou enfrentar as chuvas, que deixaram o solo encharcado, para chegar às camadas arqueológicas do solo.

Primeiros vestígios são encontrados em cemitério de escravizados na Pupileira, em Salvador

Divulgação

"Nosso objetivo é localizar vestígios remanescentes ósseos dos antigos escravizados e de outras pessoas que foram enterradas nessa antiga área da cidade, no antigo cemitério do Campo da Pólvora", explica.

Primeiros vestígios são encontrados em cemitério de escravizados na Pupileira, em Salvador

Divulgação

As escavações no cemitério começaram no dia 14 de maio, data que marcou os 190 anos da Revolta dos Malês, que aconteceu em Salvador, em 1835. O marco histórico é caracterizado como o maior levante de escravizados da Bahia e está diretamente ligada a descoberta do sítio arqueológico.

A localização do cemitério foi descoberta durante a pesquisa de doutorado da arquiteta e urbanista Silvana Olivieri, formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na análise da pesquisadora, há a possibilidade de que os mártires da revolta dos Malês estejam no cemitério, assim como pessoas que participaram da Revolta dos Búzios e da Revolução Pernambucana, ocorridas em 1798 e 1817, respectivamente.

Ainda segundo os registros levantados pela pesquisadora, indígenas, integrantes da comunidade cigana e pessoas que não tinham como custear o enterro também tiveram os corpos descartados no local. O número total de corpos na área ainda é desconhecido.

Pesquisa

Possível localização de cemitério de escravizados do século 18 é investigada em Salvador

Silvana Olivieri

? A pesquisadora arquiteta e urbanista Silvana Olivieri utilizou como fonte diversos mapas e plantas de Salvador, do século 18, para chegar até a localização do cemitério. Ela também leu artigos dos historiadores Braz do Amaral (1917) e Consuelo Pondé de Sena (1981), e um livro escrito em 1862 por Antônio Joaquim Damázio, contador da Santa Casa.

O cemitério foi inicialmente administrado pela Câmara Municipal e, em seguida, passou a ser de responsabilidade da Santa Casa. Registros históricos apontam 150 anos de atividade até 1844, quando a instituição comprou e começou a operar o Cemitério Campo Santo, localizado no bairro da Federação.

"Os sepultamentos eram realizados em valas comuns e superficiais, geralmente em condições bastante precárias e indignas, sem nenhuma cerimônia religiosa ou rito fúnebre, nem há registro de capela", apontou SIlvana.

A descoberta foi apresentada para a Santa Casa em setembro de 2024, durante reunião com a presença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas não houve retorno. Em dezembro, a pesquisadora e o advogado e professor de Direto da Ufba, Samuel Vida, recorreram ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), que intermediou a conciliação. Em março deste ano, a escavação foi liberada.

"O cemitério sofreu um apagamento histórico, desaparecendo tanto da paisagem visível como da memória da cidade", disse a pesquisadora.

Possível localização de cemitério de escravizados do século 18 é investigada em Salvador

Silvana Olivieri


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/05/26/primeiras-ossadas-no-cemiterio-de-escravizados-em-salvador.ghtml

Apoio Cultural
ULTRAPOPULAR
COMERCIAL PETHRUS
SANTIAGO GÁS
FABRILUZ
BRASKEM
1
Hora Certa

WhatsApp (71) 9 9972 - 9752
Fan Page (Facebook)
Estatísticas

Visitas: 66164

Peça sua Música

Pedir

Vagner França Pereira

Camaçari

500° de santo fogo e poder da cantora gospel Cassiane....

Kannariana

Camaçari

Pior Versão - Oruam...

Beatriz santos de Souza

Camaçari

Dois tristes ...

Anya Ester

Camaçari-na

Pode tocar a mesmo música que tocou as 21:39 de Tarciso acordeon ? (...

ingrede

camacari

Morena tropicana...

José

Candeias

Pior parte ...

Enquete
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Ingrede

O Prefeito esta coagindo as pessoas , demintindo e SE for eleito volta a co...

Gilmar reis

O de olho na cidade deveria ter música TB . Leitura de um salmo P in...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Videos
CONTATO DIRETO - APRESENTAÇÃO MÁRIO AUGUSTO 21.11.24
DE OLHO NA CIDADE - APRESENTAÇÃO: HERBERT RODRIGUES E ANDERSON DE ALMEIDA 21.11.24
CONTATO DIRETO - APRESENTAÇÃO MÁRIO AUGUSTO 19.11.24

Copyright (c) 2025 - RADIO LIDER FM 96,5 - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD