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Limite de velocidade em trechos das BR-324 e BR-116 na Bahia é reduzido após suspensão da cobrança de pedágio

Publicada em 15/05/2025




Limite de velocidade em trechos das BR-324 e BR-116 na Bahia é reduzido após suspensão da cobrança de pedágio
Limite de velocidade em trechos das BR-324 e BR-116 na Bahia é reduzido após suspensão da cobrança de pedágio  (Foto: Reprodução)
Radares de velocidade com limite de 50 km/h foram instalados antes da chegada às praças de pedágio das rodovias que eram administradas pela ViaBahia, em ambos os sentidos, nesta quinta-feira (15). Cobrança de pedágio nas BR-324 e BR-116 será suspensa a partir desta quinta-feira (15) após saída da ViaBahia

Reginaldo Pereira/Agência A Tarde/AE

Após a suspensão da cobrança de pedágio na BR-324 e BR-116, rodovias que eram administradas pela concessionária ViaBahia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) instalou radares de velocidade com limite de 50 km/h nesta quinta-feira (15). Os equipamentos foram montados antes da chegada às praças, em ambos os sentidos.

A concessão da ViaBahia encerrou às 23h59 de quarta-feira (14) e, com isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumiu a administração, operação, manutenção e conservação das rodovias até que seja realizado o leilão para a licitação que contratará uma nova concessionária. A data para o certame ainda não foi informada.

A partir desta quinta-feira, o fluxo de veículos passou a ser redirecionado para a lateral, onde anteriormente funcionavam as cabines de cobrança automática.

As áreas centrais das praças foram isoladas e estão sendo utilizadas por equipes de operação e manutenção contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

As mudanças estão sendo acompanhadas de perto pelas equipes da PRF, especialmente neste período inicial de transição.

Em meio a isso, a PRF orienta todos os motoristas que trafegarem pelos trechos da BR-324 e BR-116 a:

reduzirem a velocidade ao se aproximarem das antigas praças de pedágio;

evitarem ultrapassagens perigosas, principalmente em áreas de maior fluxo;

respeitarem a sinalização e os limites de velocidade estabelecidos.

Segundo Viviane Esse, secretária nacional de transporte rodoviário, o DNIT vai atuar de forma emergencial e restaurar o pavimento e a sinalização das rodovias, que atualmente estão em más condições.

ViaBahia assina termo aditivo para transição da administração de rodovias ao DNIT

No dia 21 de março, através das redes sociais, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que as rodovias voltariam a receber investimentos do DNIT e o acordo foi feito após uma longa negociação com o Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU).

"Essas rodovias que já causaram muita tristeza ao povo da Bahia voltarão a receber investimentos por meio do DNIT, que já vai entrar fazendo obras no pavimento, e terá um novo projeto para transforma-la definitivamente que irá a leilão ainda este ano", disse o ministro Renan Filho.

Paralelamente, a Infra S.A. está elaborando estudos para um novo contrato de concessão, com previsão de leilão ainda em 2025. O objetivo é atrair investimentos significativos para a modernização e ampliação da infraestrutura rodoviária na Bahia.

O acordo estabelece que a União pagará à ViaBahia um ajuste financeiro de R$ 890 milhões, dividido em três parcelas, como compensação por investimentos não amortizados e bens não depreciados.

Em 28 de abril, o governo federal confirmou o pagamento da primeira parcela do acordo com a ViaBahia para que a concessionária deixe a administração das rodovias.

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A concessão da ViaBahia encerrou às 23h59 de quarta-feira (14)

Divulgação/PRF

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Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/05/15/mudancas-rodovias-bahia-suspensao-cobranca-pedagio.ghtml

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